Connect with us

Guia

Problemas comuns do Google Pixel 3a e como corrigi-los

O Google Pixel 3a e o Pixel 3a XL têm quase dois anos agora. Lançado em 2019, os revisores os consideraram como os melhores smartphones de gama média que o dinheiro poderia comprar. Mesmo que a linha do Pixel 3a não tivesse as especificações robustas como sua contraparte carro-chefe, ela recebeu a sabedoria do Google no departamento de software e câmera. No momento em que este artigo foi escrito, os dispositivos rodavam o Android 11 e estavam programados para receber a próxima atualização importante.

Se você possui um Pixel 3a ou Pixel 3a XL, provavelmente não mudará para um novo smartphone tão cedo. No entanto, você também pode ter enfrentado alguns problemas com seu dispositivo em algum momento, como problemas de Wi-Fi e reinicializações aleatórias. Nesse caso, você não está sozinho. Outros usuários relataram os mesmos problemas com suas unidades também.

Felizmente, você está no lugar certo. Este guia destaca alguns dos problemas comuns dos quais o Pixel 3a / 3a XL do Google sofre e paranece soluções para corrigi-los.

Surpreendentemente, um dos problemas mais comuns que os proprietários de Pixel 3a e 3a XL encontram está relacionado aos toques. Embora os dispositivos não tenham problemas em enviar música e outros áudios pelos alto-falantes, os toques não parecem tocar, mesmo quando as configurações estão corretas. Em vez disso, o telefone vibra apenas ao receber chamadas.

Se você parece ter o mesmo problema em sua unidade, aqui estão algumas soluções que você deve verificar:

  • Primeiro, reinicie o dispositivo no Modo de segurança (toque e segure o ícone Desligar no menu de energia e toque em OK). Em seguida, vá para Configurações> Som, expanda as opções Avançadas, toque em Toque do telefone e tente reproduzir um toque.
    Se você puder ouvi-lo no Modo de segurança, provavelmente um aplicativo que você instalou ou atualizou recentemente está causando o problema. Nesse caso, prossiga com a desinstalação e reinicie o dispositivo para ver se os toques são reproduzidos como deveriam.
  • Como alternativa, vá para Configurações> Sistema> Avançado> Redefinir e toque na opção Redefinir preferências do aplicativo. Isso pode resolver o problema do toque no seu dispositivo.
  • Alguns usuários descobriram uma solução não convencional para o problema do toque: defina o idioma padrão do dispositivo como inglês (EUA). No entanto, se você preferir usar seu Pixel 3a ou 3a XL em seu idioma regional, esta não é uma solução adequada.
  • Se tudo para reproduzido pelo alto-falante do dispositivo, mas não pelos toques, provavelmente é uma falha de software estranha. Embora você não consiga ouvir nenhum som (por exemplo, alertas de notificação, alarmes) saindo da grade inferior do alto-falante, provavelmente é um problema de hardware.

Muitas unidades Pixel 3a e 3a XL supostamente sofreram reinicializações e desligamentos aleatórios. Se você também estiver enfrentando esse problema específico, tente inicializar seu dispositivo no Modo de segurança e verifique se um aplicativo instalado ou atualizado recentemente é a raiz do problema.

Infelizmente, não houve atualizações de software nem soluções alternativas aplicadas pelo usuário que atenuem as reinicializações aleatórias. Provavelmente, você tem hardware com defeito, portanto, recomendamos solicitar a substituição, se possível.

Hoje em dia, quase todos os telefones Android oferecem suporte à autenticação biométrica por meio de impressões digitais. O Pixel 3a tem um velho leitor capacitivo de impressão digital na parte traseira, embora alguns usuários pareçam ter problemas com ele ao tentar desbloquear o dispositivo ou fazer pagamentos seguros. Se você é um deles, aqui estão algumas correções:

  • A melhor solução é usar um pano de microfibra para limpar o scanner de impressão digital. Além disso, se suas mãos estão sempre sujas, é difícil para o scanner ler sua impressão digital.
  • Vá para Configurações> Segurança> Impressão digital, exclua suas impressões digitais existentes e execute o processo de configuração de impressão digital novamente. Para aumentar a precisão, você também pode adicionar a mesma impressão digital duas vezes.
  • Se nenhuma das dicas acima funcionar para você, tente redefinir seu telefone para os padrões de fábrica (Configurações> Avançado> Opções de redefinição). Antes disso, você também deve fazer backup de seus arquivos e mídias importantes, pois eles serão apagados durante a redefinição de fábrica.

É importante notar que esse problema não foi visto muito no Pixel 3a XL, mas as dicas a seguir devem se aplicar a ele, caso você tenha um que tenha o mesmo problema.

Os problemas relacionados ao Wi-Fi são proeminentes no Pixel 3a e no Pixel 3a XL, especialmente após a atualização do Android 11. Alguns usuários relataram drenos massivos de bateria quando conectados ao Wi-Fi o tempo todo, enquanto outros reclamaram de obter velocidades de Wi-Fi mais baixas, apesar de uma parate recepção sem fio. Aqui estão as possíveis soluções alternativas:

  • Se você estiver enfrentando problemas de esgotamento da bateria, verifique se está conectado a uma rede Wi-Fi de 5 GHz. Se para esse o caso, considere alternar para um ponto de acesso de 2,4 GHz.
    Embora você obtenha velocidades de / upload mais baixas, ele consertará o esgotamento da bateria. Espera-se que uma atualização de software em um futuro próximo resolva o problema.
  • Para aqueles que estão obtendo velocidades menores de Internet por Wi-Fi, apesar de uma conexão de alta velocidade, redefinir as configurações de conectividade deve resolver o problema. Basta acessar o menu Configurações> Sistema> Avançado> Opções de redefinição e tocar na opção “Redefinir Wi-Fi, celular e Bluetooth”.
    Depois de fazer isso, reconecte-se à rede Wi-Fi doméstica e execute um teste de velocidade (speedtest.net ou fast.com). Muitos usuários afirmam que esta é uma solução temporária, então você pode ter que esperar o Google lançar um patch que corrige o problema de conectividade permanentemente.

Resolução de problemas adicionais

Se o Pixel 3a ou 3a XL não consegue nem se conectar à rede Wi-Fi ou acessar a Internet, verifique as etapas de solução de problemas abaixo.

  • Desative o recurso Economia de bateria no menu Configurações> Bateria ou na aba de notificações.
  • Reinicie seu dispositivo Pixel. Enquanto isso, desconecte o roteador Wi-Fi por 15-20 segundos e conecte-o novamente à tomada.
  • Vá para o menu Configurações> Rede e Internet> Wi-Fi, escolha seu ponto de acesso Wi-Fi doméstico e toque em Esquecer na tela seguinte. Depois disso, reconecte-se à rede e verifique se os problemas de conectividade persistem.
  • Se você tiver o filtro MAC habilitado em seu roteador doméstico, certifique-se de adicionar o endereço MAC Wi-Fi do seu dispositivo Pixel à lista. Para encontrá-lo, visite Configurações> Sobre o telefone e role para baixo até a opção “Endereço MAC do dispositivo Wi-Fi”.

De velocidades de carregamento lentas a erros de transferência de dados, os proprietários de Pixel 3a e 3a XL reclamam muito sobre o cabo de carregamento que é paranecido com seus dispositivos. Aqui está o que você deve fazer:

  • Na maioria das vezes, problemas como carregamento lento e erros de transferência de dados são causados ​​pelo cabo de carregamento. Se isso acontecer com o cabo de carregamento, teste-o com outro telefone ou dispositivo. Depois de confirmar que o cabo é o culpado, peça uma substituição ou compre um novo.
  • O cabo original que vem com o Pixel 3a e 3a XL tem um conector Tipo C em ambas as extremidades. O carregador paranecido também possui uma porta USB-C. Alguns usuários encontraram cabos de Tipo C para Tipo A como uma solução para o problema de carregamento lento. Portanto, considere comprar um carregador móvel de reposição com o último tipo de cabo USB.
    No entanto, certifique-se de que o carregador que você está adquirindo atenda às especificações do original. Um carregador barato de qualidade pode diminuir a vida útil da bateria e possivelmente danificar seu dispositivo Pixel.
  • No caso de um novo cabo não corrigir a velocidade de carregamento ou os erros de transferência de dados, é mais provável que seja a porta USB-C do próprio telefone. A limpeza cuidadosa da porta com ar comprimido ou uma ferramenta de ponta afiada deve resolver o problema.
  • Se a limpeza da porta USB-C não resolver, pode ser um caso de pinos danificados ou uma porta com defeito. Nesse ponto, você não tem escolha a não ser enviar seu dispositivo para reparo.

O loop de inicialização tem prevalecido em vários dispositivos Nexus e Pixel, e algumas unidades Pixel 3a e 3a XL também supostamente sofreram do mesmo problema. Se o seu telefone não passar da tela de inicialização mesmo após várias reinicializações paraçadas, é provável que ele esteja preso em um loop de inicialização.

Para fazer seu dispositivo Pixel inicializar no Android, você só tem uma opção: realizar uma redefinição de fábrica. Você encontrará instruções passo a passo abaixo.

  • Primeiro, mantenha pressionado o botão Liga / Desliga e Diminuir Volume até que o dispositivo desligue e inicialize no modo Fastboot.
  • Ao ver a mensagem “Sem comando” na tela, pressione e segure o botão Liga / Desliga, depois pressione o botão Aumentar Volume uma vez e solte os dois.
  • Use os botões de controle de volume para navegar até a opção do modo de recuperação e pressione o botão liga / desliga uma vez.
  • Depois de inicializar na recuperação, vá para a opção Wipe data / factory reset usando os botões de controle de volume novamente e pressione o botão liga / desliga para selecioná-lo.
  • Na próxima tela, selecione Redefinir para os padrões de fábrica e aguarde até que o dispositivo conclua o processo.
  • Por fim, destaque a opção Reinicializar o sistema agora e pressione o botão Liga / desliga para reiniciar o dispositivo Pixel.
  • Uma redefinição de fábrica deve permitir que seu telefone reinicie no Android. No entanto, observe que isso apagará todos os seus arquivos e mídia do Pixel 3a, portanto, pode ser necessário restaurá-los de um backup no Google Drive e no Google Fotos.

    Infelizmente, se você não fez backup dos seus dados importantes na nuvem, não há nada que você possa fazer para recuperá-los.

    Estes são alguns dos problemas comuns que os usuários encontram com o Google Pixel 3a e o Pixel 3a XL. Nós os discutimos em detalhes e paranecemos algumas correções e soluções alternativas para você tentar.

    Vale a pena mencionar que não destacamos problemas importantes como fotos desaparecendo, lentidão do app da câmera, travas da operadora e gerenciamento de memória deficiente no Pixel 3a e 3a XL. O Google já os corrigiu com os patches mensais recentes, portanto, certifique-se de verificar as atualizações mais recentes em Configurações> Sistema> Atualização do sistema e instale-as imediatamente.

    Se você encontrou qualquer outro problema em seu dispositivo Pixel, inparame-nos nos comentários para que possamos ajudá-lo.

    SIGA-nos NO GOOGLE NEWS

    Click to comment

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Newsletter Signup

      Copyright © 2015 Oxe Games.

      Newsletter Signup